quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pop Art

Desculpem pela a minha ausência! Estava com muuitas lições. Eu tenho que me empenhar esse ano, pra ir pro intercâmbio (:

Em artes, estava vendo sobre pop art, e eu simplesmente me apaixonei pelo assunto. Então vou compartilhar ele com vocês.



A Pop art (ou Arte pop) é um movimento artístico surgido na década de 1950 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Nas décadas de 60 e 70 ocorre o ápice do movimento, cuja figura de maior destaque foi o americano Andy Warhol
                                                                                                                   (wikipedia)





















 Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade. 



Seus principais artista: Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein, Andy Warhol.  
Mas também tem brazuca, como Romero Brito e Wesley Duke Lee.

 

O movimento usava figuras e ícones populares como tema de suas pinturas. Com o objetivo da crítica irônica ao bombardeamento da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época, ela operava com figuras estéticas de cores inusitadas massificados pela publicidade e pelo consumo.



A interpretação do conceito de pop art utilizado pelos americanos é diferente do entendimento dos artistas brasileiros.
Durante a década de 1960, os artistas brasileiros aderiram apenas à forma e à técnica utilizada na pop art. Imprimiam sua personalidade e opinião crítica às obras, registrando sua
insatisfação com a censura proporcionada pelo regime militar. Já a pop art dos americanos criticava a alienação e a sociedade de massa, discutia o vazio e a repetição provocada pelas máquinas, utilizando-se de um humor negro.

Esse quadro foi composto por 17 artistas brasileiros e13 estrangeiros.




Seus materiais principais: tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real.











È um programa superfofo que faz a foto ficar no estilo pop art! Recomendo (: